11 - 3284-8209    Endereço Rua Carlos Sampaio, 304 conj. 82. Bela Vista. São Paulo, SP.

ARTIGOS E PUBLICAÇÕES

A depressão é um dos transtornos que ocorrem com maior frequência na população.
A depressão maior se caracteriza por tristeza ou perda do prazer e interesse em quase tudo.
Alterações do sono e do apetite são comuns, bem como um prejuízo importante no funcionamento da pessoa, impedindo que ela realize suas atividades habituais, como trabalhar e ter vida social.
Algumas pessoas quando deprimidas tentam o suicídio, sendo esta uma das razões que fazem da depressão um importante problema de saúde. Existem formas menos graves do quadro, como a distimia, uma depressão crônica com sintomas menos pronunciados. Vários gatilhos, denominados estressores psicossociais, podem desencadear depressão, entre eles a perda de uma pessoa querida, demissão, separações, perda de status social e outras.
Outro tipo de transtorno de humor é o transtorno bipolar. Aqui sintomas de depressão se alternam ou se mesclam com sintomas de euforia, excitação e aceleração, constituindo um quadro complexo e de difícil diagnóstico. Comportamentos como um excessivo aumento de atividades, gastos de dinheiro exagerados e exacerbação da sexualidade podem ser observados comumente entre os bipolares. Muitas vezes, a depressão do bipolar é mais grave que a da pessoa que apresenta apenas um quadro puro de depressão.